sábado, 23 de agosto de 2014

Os diferentes tipos de pele

Olá!

Trago-vos um post provavelmente já bastante lido e bem conhecido mas ainda existe imensa gente que não conhece bem o seu tipo de pele.
Para começar, devemos estar sem qualquer produto na nossa cara e analisar se a nossa pele é normal, atópica, seca, mista ou oleosa.

Pele normal:

Dada como a pele perfeita, os poros são pouco visíveis, é uma pele radiante e elástica, reflete saúde pois não é um tipo de pele sujeito a acnes e infecções.



Para este tipo de pele o hidratante diário deve ser um adequado a Peles Normais. 

Peles atópica:

Um tipo de pele também conhecido como pele sensível. Exige um cuidado maior pois este tipo de pele pode apresentar vermelhidão, escamar, comichão, ardor ou até mesmo infecções por mau uso de cosméticos. É uma pele que se sujeita a alterações conforme as alterações do tempo.


Para este tipo de pele o cuidado deve ser redobrado e utilizar bons cremes hidratantes adequados a peles sensíveis.


Pele seca:

A pele seca é uma pele também complicada no seu tratamento pois tende a ser sensível. É uma pele pouco elástica e sujeita a um envelhecimento precoce, por falta de elasticidade esta pele cria rugas mais depressa, é sujeita a inflamações e vermelhidão como as peles sensíveis, requer também um cuidado especial principalmente no inverno devido ás temperaturas e no verão quando muito exposta ao sol. É uma pele com muita tendência a esfolar. Requer também cuidados a nível de cosméticos pois também é considerada uma pele sensível. A maioria dos cremes hidratantes já vêm com prescrições para peles secas e sensíveis.


Para a pele seca aconselha-se um creme para peles secas e sensíveis.


Pele mista: 

Este é o tipo de pele mais comum e é também o meu tipo de pele. Nesta pele temos mistura de pele oleosa e pele seca, geralmente na zona T é onde se tem a pele mais oleosa.
Para saber se temos este tipo de pele basta sentir a pele como se estivesse a ser esticada em algumas partes da cara (geralmente nas maçãs do rosto) e sentir oleosidade e poros dilatados na zona T (testa, nariz e queixo). 



Para este tipo de pele o indicado é um creme de peles normais a mistas, mistas a oleosas ou para combinação de pele (dependendo da descrição de cada marca).


Pele oleosa:

Para mim, das peles que dá mais dores de cabeça quando se quer ter uma maquilhagem linda matte durante o dia todo. Esta pele apresenta poros dilatados e é mais tendencial para acne. A oleosidade é libertada pelas glândulas sebáceas e essa oleosidade também se pode chamar sebo (um nome muito feio). Os pontos negros desse tipo de pele é acumulação de cebo nos poros daí a pele mais sujeita a pontos negros e espinhas. 



Sabe-se quando a pele é oleosa quando esta apresenta muitos brilho, não só na zona T mas como no resto da nossa face. Para esta pele deve-se utilizar um bom primer (antes da base de cor) e um hidratante de dia em gel pois não é tão gorduroso como um creme. 

*Para alguma ajuda, o hidratante que eu utilizo é o Hydra Mach da Garnier para peles mistas a oleosas (boião verde). Nessa gama também encontram para os diferentes tipos de pele. Eu recomendo o de combinação, não sei como funcionam os outros pois não conheço ninguém que tenha experimentado nem eu experimentei cremes de peles secas quando tenho uma pele mista :b*



Espero que tenham gostado e que tenha esclarecido qualquer dúvida!

Beijinhos, Sara :D


Sem comentários:

Enviar um comentário